top of page

Tratamento do TOC: Transtorno Obsessivo Compulsivo

Por Luzia Winandy

As obsessões estão relacionadas às ansiedades que são desencadeadas por situações que a pessoa interpreta como de “perigo”, “frustrações”, “medos”, etc que ela não suporta enfrentar.

A finalidade do tratamento é levar a pessoa a interromper o circulo vicioso que ela formou para enfrentar a realidade, ajudando-a a tolerar os pensamentos que provocam a ansiedade.

Para tanto, são trabalhadas durante o processo de terapia, os fatores que estão desencadeando as ansiedades que estão sendo insuportáveis para a pessoa. Utiliza uma técnica cognitivo-comportamental onde o terapeuta auxilia o paciente a identificar e fazer as correções dos pensamentos e crenças errôneas (avaliação exagerada dos riscos, senso exagerado de responsabilidade, necessidade exagerada de controlar, dificuldade de conviver com a incerteza, valorizar demasiadamente os pensamentos, exagerar o risco de contrair doenças, etc.).

Uma vez identificadas tais crenças, utiliza técnicas para sua correção e propõe experimentos para testar sua veracidade, e desta forma corrigir tais erros de percepção e avaliação.

É fundamental, no início do tratamento, obter um compromisso da pessoa com o tratamento, bem como a necessidade de se formar um vínculo de confiança na relação terapeuta-paciente.

Luzia Winandy

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page