top of page

O que são compulsões

Compulsões ou rituais são comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, executados em resposta a obsessões. . As compulsões aliviam momentaneamente a ansiedade associada às obsessões, levando o indivíduo a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão.

A maioria das pessoas utiliza uma serie de respostas diferentes diante dos pensamentos invasores. Podem utilizar diferentes estratégias com diferentes pensamentos ou com um pensamento determinado incluindo não fazer nada, alguma forma de tranqüilizar-se, elaborar o pensamento, procurar elementos tranqüilizadores, substituir o pensamento por outro, realizar uma ação mental para eliminar o pensamento, empregar uma atividade para distração, distrair-se com aspectos do ambiente e deter o pensamento.

As mais comuns são lavar as mãos, fazer verificações, contar, repetir frases ou números, alinhar, guardar ou armazenar objetos sem utilidade, repetir perguntas, palavras, frases, números, tocar, bater de leve, estalar dedos. Nem sempre as compulsões têm uma conexão realística com o que desejam prevenir (p ex., alinhar os chinelos ao lado da cama antes de deitar para que não aconteça algo de ruim no dia seguinte; dar três batidas em uma pedra da calçada ao sair de casa, para que a mãe não adoeça). Nesse caso, por trás desses rituais existe um pensamento ou obsessão de conteúdo mágico, muito semelhante ao que ocorre nas superstições.

Tentar afastar pensamentos indesejáveis, substituindo-os por pensamentos contrários, é também uma forma de compulsão.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page