top of page

O que leva uma pessoa a desenvolver o Pânico

Por: Luzia Winandy

Algumas pessoas são mais suscetíveis ao problema do que outras.

Reação a um Stress ou a uma situação difícil cuja solução é igualmente difícil, seja de natureza profissional, afetiva, financeira, de saúde, etc. podem contribuir para desencadear o pânico.

O aumento da ansiedade na vida moderna possivelmente contribui para o desenvolvimento do pânico. Essa ansiedade vai se tornando tão crônica que acaba por desencadear estados de stress continuados. Morte de ente querido, nascimento de filho, despedida ou promoção no emprego, casamento ou separação, todos são potencialmente estressores.

Os portadores de Pânico costumam ter tendência a preocupação excessiva com problemas do cotidiano, têm um bom nível de criatividade, excessiva necessidade de estar no controle da situação, têm expectativas altas, pensamento rígido, são competentes e confiáveis. São pessoas extremamente produtivas, costumam assumir grandes responsabilidades e afazeres, são controladoras, são perfeccionistas, muito exigentes consigo mesmas e não costumam aceitar bem os erros ou imprevistos.

Portadores de pânico costumam reprimir alguns ou todos sentimentos negativos, sendo os mais comuns o orgulho, a irritação e, principalmente, seus conflitos íntimos, que acabam por predispor a situações de stress acentuado e isso pode levar ao aparecimento do pânico.

O transtorno do pânico pode ser desencadeado também por alterações no organismo provocadas, por medicamentos, doenças físicas, por abuso de álcool e drogas.

Luzia Winandy

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page