top of page

Os Viéses Da Adoção

Por Luzia Winandy

“DEVO OU NÃO DIZER PARA O MEU FILHO ADOTIVO QUE ELE É ADOTADO?”

Na minha experiência na clinica com adotivos, percebo uma grande dificuldade das famílias falarem sobre o passado do filho adotado. Muitos pais preferem esquecer o assunto da adoção, e esperam que o filho faça o mesmo, que esqueça o seu passado.

Mas mesmo que não nos seja contado, todos nós temos uma “intuição” de nossa história – a conhecemos tanto de forma consciente como inconsciente.

Sendo assim, a questão da adoção deve ser assumida sem medo de confronto, e deve existir uma comunicação clara e simples sobre os pais biológicos.

Os pais adotivos devem falar positivamente dos pais biológicos. Devem deixar claro que o filho adotado foi amado, senão ele não estaria vivo. O fato da pessoa não ter conseguido garantir a educação do filho não quer dizer que o despreza.

Ajudar o filho a imaginar seus pais biológicos serve para explorar os sentimentos sobre a adoção e o “abandono”. Dizer a verdade e mostrar a alegria que a adoção trouxe para os pais adotivos, abre portas para um desenvolvimento sadio do filho.

Luzia Winandy

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page