Crianças devem fazer regime?(Entrevista)

Por: Luzia Winandy

Participação na entrevista para o Portal IG-filhos e crianças

Link: http://delas.ig.com.br/filhos/criancas-devem-fazer-regime/n1597732243895.html

As pesquisas mostram que o numero de crianças com sobrepeso ou obesas tem sido cada vez mais crescente e que a chance de uma criança gorda se tornar um adulto obeso é enorme. Sabemos ainda que as conseqüências da obesidade são preocupantes, gerando graves problemas de saúde na vida adulta. Em vista disto, está havendo uma preocupação em fazer um trabalho preventivo junto às famílias.

Podemos dizer que o excesso de peso na infância é um indicativo que toda a família e a dinâmica familiar e alimentar precisam ser alteradas. Precisa mudar, antes de tudo, a rotina não só da criança mas familiar. Os pais precisam tomar consciência que é responsabilidade deles este cuidado alimentar. A criança come o que os pais compram e oferecem a ela. Importante lembrar que alimento e afeto são coisas muito associadas. Muitas vezes as crianças comem como forma de compensar sentimentos que não estão podendo aparecer na relação familiar. Estão impossibilitados de expressar afetos e o excesso de comida acaba vindo como conseqüência destes processos internos mal resolvidos.

Abordar com a criança o problema de forma inadequada pode contribuir para torná-lo ainda mais sério que justamente por se sentirem pressionadas ou humilhadas as crianças podem descontar suas frustrações na comida. “O excesso de peso pode trazer problemas de saúde graves, mas a família tem a obrigação de tratar este assunto com respeito e afeto. A criança precisa se sentir apoiada e incentivada e evitar expor a criança a situações humilhantes é fundamental”.

Luzia Winandy

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags