top of page

Os impasses de uma timidez (entrevista)

Entrevista para Podcast para o portal RH Connect

1. Quais são os sintomas e dificuldades de uma pessoa tímida?

A timidez é uma ansiedade que a pessoa sente que vem caracterizada por um sentimento de vergonha, embaraço e inibição diante de algumas situações com um grande temor de ser avaliada negativamente por outra pessoa. Esta inibição vem acompanhada de algumas alterações fisiológicas como um enrubescer, empalidecer, sensação de bolo na garganta, taquicardia, falta de ar, tremores ou então pode vir com alterações como uma sensação de congelamento de idéias, uma paralisia, onde a pessoa não consegue ter uma reação. A maior dificuldade do tímido é um medo de ser avaliado negativamente, ser ridicularizado. Por essa razão ele tem muito medo de se mostrar em suas idéias, opiniões, mostrar suas falhas, o seu não saber. Por exemplo, um aluno em sala de aula, que se sente envergonhado em fazer uma pergunta ao professor na sala, fica encabulado, enrubescido, com uma sensação de bolo na garganta, muitas vezes por receio de estar perguntando o óbvio, acreditando que todos já sabem aquela informação e fica com medo de ser ridicularizado. Ele não quer mostrar que não sabe. Tem medo de se mostrar inferior aos outros. Formou alguma idéia de que não pode mostrar o seu não saber. É hipersensível a criticas. Qualquer comentário negativo sobre si ele vê como se ridicularizando.

2. Quando percebemos que o individuo é tímido?

As pessoas mais tímidas são aquelas mais caladas, que se relacionam pouco, que não interage com os demais, não gostam de freqüentar festas ou ambientes com pessoas desconhecidas, tem dificuldades de estabelecer relacionamentos amorosos, temem falar em grupo mesmo pequeno, evitam ficar em evidência. Às vezes a timidez está circunscrita em um ou outro aspecto apenas. Importante lembrar que timidez todos temos em algum momento ficamos tímidos em determinadas situações como, por exemplo, no inicio de uma apresentação e no decorrer dela, perder a timidez, à medida que vai evoluindo o material. Ou podemos nos sentir tímidos diante de uma situação nova, e à medida que interage, vai perdendo a timidez. Ou seja, a ansiedade decorrente dessa situação temerosa, vai diminuindo e a pessoa vai resgatando novamente o seu equilíbrio emocional e reencontrando sua zona de conforto. A timidez excessiva por outro lado, impede esta evolução natural e o sujeito portador dela, desiste de ir adiante, fica muito incomodado com esta percepção que ele tem de si próprio, se sentindo ridículo, não agüentando esperar abaixar seu nível de ansiedade, por prestar muita atenção em suas alterações fisiológicas, ficando sempre preocupado que estão todos vendo o quanto ele está “transtornado”, e passa a evitar situações que lhe causam este desconforto, culminando muitas vezes num verdadeiro isolamento. Neste nível já pode ser considerada uma fobia social. O tímido excessivo, não consegue descolar dessa imagem que ele imagina que está passando de ser um incompetente e o outro estar vendo-o desta forma.

3. No que a timidez pode atrapalhar?

Se a pessoa passar a evitar situações que lhe causam embaraço, como por exemplo, na busca de emprego, de namorada (o), de formar amizades novas, de aceitar uma promoção para não enfrentar uma reunião, etc. causando-lhe assim prejuízo em sua vida. Neste ponto ela vai empobrecer a qualidade de vida de uma pessoa, incluindo os aspectos sociais, profissionais e afetivos.

4. A timidez é capaz de prejudicar os relacionamentos?

Esta é uma grande queixa das pessoas que se sentem mais tímidas. Existe uma grande dificuldade de formar vínculos. As relações normalmente são mais superficiais, o que dificulta um envolvimento mais genuíno na relação. Às vezes ela acaba formando um vinculo de muita submissão ao outro.

5. Como trabalhar a timidez? existe superação?

Novamente lembrando que a timidez tem vários níveis. O termômetro da gravidade dela pode ser estimado pelo grau em que isto interfere na vida da pessoa. Quanto mais alto o grau mais difícil o tratamento. Principalmente porque num grau muito alto, a pessoa demora a desenvolver um vínculo com o terapeuta que é tão fundamental num tratamento; ou até forma, mas rompe o vínculo diante das primeiras frustrações, interrompendo o tratamento. Este é o maior obstáculo do desenrolar de uma terapia. Muitas vezes na expectativa de ter uma melhora imediata, a pessoa não tolera o tempo necessário para evolução do tratamento, duvidando muitas vezes da capacidade do terapeuta. Para aqueles que são mais perseverantes e conseguem superar os obstáculos inerentes a uma terapia, obtém resultados bastante expressivos. Uma terapia vai ajudar a pessoa a entrar em contato com suas fragilidades, limitações falhas, medos, fraquezas, defeitos. A olhar para seus principais sentimentos negativos e idéias errôneas que muitas vezes formulou ao longo da vida, como por exemplo, preciso acertar sempre, preciso ser boa para as pessoas gostarem de mim; Desmitificar as interpretações erradas de seus pensamentos acerca de si mesma. Trabalhar a auto-estima (como a pessoa percebe e valoriza a si mesma). Ajudá-la a desenvolver maior confiança em si própria. Concomitantemente, utiliza-se na psicoterapia estratégias que levam a pessoa aprender a gerenciar seus medos de errar e poder ousar mais nas situações, ponderando com ela os reais riscos.

6. Como ajudar o tímido a se relacionar melhor?

A melhor forma de se relacionar é não criar expectativas sobre si próprio. O tímido vai para o relacionamento muito preocupado de como ele vai conduzir uma conversa, por exemplo, com um medo enorme de não ter assunto para conversar, ou ainda com um medo do vazio que pode ser formado no contato com o outro. Para estabelecer um relacionamento é muito importante aprender a ouvir o outro e para isto prestar atenção no que o outro está falando e se descolando um pouco de si próprio. O tímido muitas vezes fica tão preso nesta percepção de si, que não ouve o que o outro fala. Mostrar mais interesse pelo que o outro está falando, fazendo movimentos e sinais de interesse, sinalizando com a cabeça, ou fazendo comentários como: que legal muito bom etc. e fazer perguntas dentro do assunto do outro. As pessoas não precisam decorar uma enciclopédia para ter assunto para conversar, muitas vezes os assuntos mais pessoais, relatando um pouco de sua vida, da família ou algo que se passou com ele, isto aproxima muito mais as pessoas. Uma relação pode desenvolver-se mais facilmente quando as pessoas envolvidas compartilham algo sobre si mesmas. Outras vezes as pessoas querem ter um controle antecipatório da situação. E isto acaba conduzindo-o para uma situação de ansiedade muito maior. Ela fica tentando antecipar situações para não cometer “gafes” e “falhas” por não se permitir errar nas situações, por medo de não ser aceito, ser debochado e criticado.

Luzia Winandy. Direitos Reservados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page