top of page
Buscar

TOC: Transtorno Obsessivo Compulsivo

  • Por: Luzia Winandy
  • 7 de fev. de 2009
  • 1 min de leitura

Os portadores de TOC tendem a supervalorizar a importância dos pensamentos como se pensar fosse o mesmo que agir; tendem a supervalorizar o risco e as possibilidades de ocorrerem eventos desastrosos (contrair doenças, perder familiares, contaminar-se); tendem a superestimar a própria responsabilidade quanto a provocar ou prevenir eventos futuros; são perfeccionistas, perdendo muito tempo com a preocupação de fazer as coisas bem feitas e evitar possíveis falhas ou imperfeições e imaginam modificar o curso futuro dos acontecimentos com a execução dos rituais (pensamento mágico).

Por ex. Medo de ser contaminado por doenças e lavar as mãos repetidamente. Ter imagem de acidentes com o marido e fazer orações constantes.

São pensamentos ou imagens repetitivos involuntários levando a pessoa a utilizar estratégias comportamentais ou mentais, também involuntárias, toda vez que a mente eh invadida por tais pensamentos.

Posts recentes

Ver tudo
Curando Feridas, Restaurando Conexões

Se você já sentiu o peso da culpa ou a dor de ter magoado alguém, saiba que a reparação é possível. Ela começa com um gesto sincero, com...

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page