top of page

Tristeza e Depressão

Por: Luzia Winandy

- TRISTEZA

Sentimento de desânimo/frustração.

Pode se manifestar com crises de choro, insônia, indisposição, apatia. A tristeza pode aparecer como uma resposta a situações reais, quando diante de fatos desagradáveis, aborrecedores, frustrações e perdas. Trata-se, neste caso, de uma resposta a conflitos íntimos e determinados por fatores vivenciais.

- DEPRESSÃO

Inibição “do organismo como um todo”

Afeta a parte psíquica, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também na parte física , afeta o corpo, altera o apetite e o sono, a forma como a pessoa se sente e como pensa. Altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade. A Depressão pode se manifestar de diversas formas:

1) Em sintomas físicos como dores vagas e imprecisas, tonturas, cólicas, falta de ar,formigamentos, palpitações, que não são constatadas por exames médicos. 2) Em doenças psicossomáticas. A depressão determina ou mesmo agrava certas doenças as quais podem ser confirmadas por alterações em exames médicos, como por exemplo, a diabetes, a hipertensão arterial, asma, alergias variadas, labirintite, etc. 3) Em crises de raiva, sentimentos exagerados de frustração, tendência para responder a situações com ataques de ira ou culpando os outros. 4) Em crianças e adolescentes pode vir muitas vezes , na forma de um humor irritável, revoltado e irrequieto.

Luzia Winandy

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page