top of page

Medo e Fobia

- Medo

Sentir-se ansioso e com medo é uma experiência comum a qualquer ser humano. Quem já não se sentiu apreensivo, com dor de cabeça, palpitações, respiração rápida, aperto no peito, desconforto abdominal ou inquietação? A ansiedade faz parte de um crescimento, das mudanças e de experiências novas.

MEDO é uma emoção normal em que a maioria das pessoas teme alguma situação ou objeto. Quando essa ansiedade atrapalha a rotina de uma pessoa, e ela apresenta uma reação inadequada extrema, ou de longa duração a um determinado acontecimento, provavelmente pode estar sofrendo de um distúrbio fóbico de ansiedade.

- Fobia

Medo exagerado acompanhado de grande ansiedade.

É caracterizada por um medo acentuado e persistente e é desencadeado pela presença ou antecipação de um objeto ou situações específicos e a pessoa deve reconhecer que o medo é excessivo ou pouco razoável, e normalmente é acompanhado por uma resposta de ansiedade e por evitar o objeto ou a situação temidos. Denominaremos tais fobias de fobias especificas.

Fobia especifica é o diagnostico mais freqüente dos transtornos de ansiedade e são os que encontram maior prevalência no conjunto dos transtornos, segundo estudos. Entretanto, pesquisas apontam cada vez mais provas de que fobias especificas encontram-se entre os transtornos que tem melhor tratamento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page