top of page

Como os pais devem agir com crianças timidas(entrevista)


Por: Luzia Winandy Entrevista para o site www.abiliodiniz.com.br

Os pais devem antes de tudo, incentivar o brincar. Porque é no brincar que vai permitir o crescimento saudável da criança, possibilitando a construção de seu amadurecimento, com a conseqüente formação de uma pessoa responsável. Um excesso de responsabilidade antes do tempo pode conduzir a um adulto inseguro, medroso e agressivo.

Estudos mostram que é no brincar que se estabelecem os primeiros vínculos sociais, pois é brincando e jogando que a criança vai aceitando a entrada de outras crianças em suas brincadeiras e assimilando que o mundo não pertence somente a ela e a seus desejos. Que o outro também tem direitos e deveres como ela. Ou seja, é na brincadeira de grupo que a criança se abdica de seu egoísmo e permite dividir com o colega; se ajusta ao outro. Ela se socializa a partir das brincadeiras. Descobre que pode ganhar, mas também pode perder. Descobre que suas atitudes têm conseqüências; descobre que é gostoso ter com quem compartilhar suas fantasias nas brincadeiras e desenvolver uma amizade; desenvolve a autonomia, experimentando vivências de tomadas de decisões e busca de soluções de problemas.

Outra forma é contar histórias. Elas não se cansam de escutar repetidas vezes as mesmas histórias. Porque as histórias dão um sentido para ela, um significado importante em suas construções imaginárias. Assim sendo, desde muito cedo é importante contar histórias para a criança. São os pais que precisam apresentar este mundo para ela, o mundo encantado da leitura e da arte.

De igual relevância é importante os pais permitirem que a criança possa errar em suas experiências e ensiná-las que podem aprender com elas. Que elas possam desde cedo perceber que serão amadas mesmo com os erros cometidos. Para isto é muito importante envolvê-las na resolução de pequenos problemas e tomada de decisões relativas à sua própria vida. Respeitando as suas necessidades, suas vontades e sugestões, na medida do possível. Vai permitir a criança desenvolver mais autonomia e autoconfiança.

Isto posto, os pais devem ficar atentos aos comportamentos de seu filho acima de tudo, incentivando-o desde muito cedo a brincar com outras crianças. Convidar amiguinhos para brincarem juntos; estimulá-lo a ir às festinhas de aniversario que for convidado; colocar limite de tempo para uso de internet e televisão minimizando o tempo que a criança fica somente em contato virtual. Levar a criança em parque estimulá-la a brincar com outra criança.

Luzia winandy

Direitos reservados www.luzia.psc.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page