O que distingue as pessoas com autoestima daquelas que são orgulhosas e arrogantes?


Muitas pessoas confundem autoestima com arrogância. Estudos mostram que embora possam parecer muito semelhantes, eles têm diferenças significativas porque derivam de emoções opostas.

Podemos dizer que pessoas com autoestima elevada tem respeito, amor e orgulho de si mesma; arriscam mais, não tem medo de errar e nem do julgamento alheio. São pessoas confiantes, isto leva a um viver com muito mais liberdade para pensar e fazer escolhas. Elas acreditam em seu potencial, em suas capacidades e respeitam suas limitações e falhas. Respeitam as opiniões divergentes da sua.


A pessoa arrogante indica na verdade uma baixa autoestima. Elas transformam o orgulho de si mesma em sentimento de superioridade e utiliza suas qualidades de uma maneira destrutiva em suas relações, procurando inferiorizar ou humilhar os outros, pensando que é perfeita e agem como se soubessem de tudo. Rejeitam qualquer opinião que seja diferente do que elas acreditam.


O grande erro das pessoas arrogantes é acreditarem que precisam sempre estar certas e que não tem nada a aprender com os outros, agem como quem sabe-tudo e não ouvem as opiniões de outras pessoas.


Luzia Winandy



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags